Como a Assessoria Contábil pode ajuda rsua empresa nesta Crise #Covid19

 
NA PRÁTICA
 
Veja alguns exemplos na prática do trabalho que a contabilidade pode realizar na sua empresa para gerir a crise que estamos enfrentando: 
 
Evitar multas desnecessárias
 
Com as mudanças na economia, o governo acaba mudando as datas de pagamento de alguns tributos. Porém, essas datas variam e existem algumas peculiaridades que dependem do ramo de atividade da empresa. Para evitar pagar multas desnecessárias, o contador pode programar o pagamento de forma planejada e controlada.
 
Reforço no fluxo de caixa
 
Em períodos de turbulência na economia, as soluções podem estar dentro dos registros da própria empresa. Exemplo disso é o fluxo de caixa, ação que permite à empresa analisar em que estado anda sua movimentação financeira naquele período e verificar quais são as necessidades do capital de giro (principalmente em relação à inadimplência dos clientes). 
 
Com base nessas informações, o gestor pode tomar decisões sobre o planejamento comercial, novos posicionamentos, estratégias e demais posicionamentos sobre o negócio da empresa.
 
O papel do contador se faz ainda mais importante em um momento de crise econômica, pois é o seu trabalho que trará as bases que os clientes precisam para se apoiar para conseguir manter seus empreendimentos saudáveis — e atravessar de cabeça erguida o cenário de dificuldades.” – Fonte Jornal Contábil.
 
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
 
Um outro processo que pode ser auxiliado por um contador especializado é o planejamento tributário da sua empresa. Mesmo que você nunca tenha executado esse tipo de processo e talvez, por já estar no olho do furacão da crise, pense que agora não dá mais tempo para isso, garantimos que essa prática pode ser decisiva para a saúde do seu negócio quando tudo isso passar. 
 
Como o planejamento tributário irá me ajudar?
 
“De maneira resumida, podemos dizer que o planejamento tributário é a gestão de pagamentos de tributos com o objetivo de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre a empresa.
 
Esse planejamento é feito através de medidas, legais e preventivas, que buscam diminuir os encargos através da escolha do regime tributário mais adequado para aquele tipo de negócio. As operações existentes no Brasil são Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado – este último para casos pouco usuais.
 
De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Pesquisas Tributárias), em média, 34% do faturamento empresarial é destinado ao pagamento de tributos, ou seja, um terço do lucro vai para o governo. Desta forma, se torna imprescindível a adoção de um sistema de economia legal, e é justamente disso que se trata o planejamento tributário.
 
Da mesma maneira que a administração empresarial busca cuidar da gestão geral do empreendimento, passando pelo estoque, recursos humanos, vendas e demais setores, é necessário gerir as obrigações fiscais de um modo inteligente e otimizado. Isso significa procurar caminhos para desonerar a atividade da empresa o máximo possível. É bem óbvio o que falaremos agora, mas com a diminuição dos impostos, a lucratividade aumenta, garantindo mais saúde financeira.
 
Para cumprir esse fim, o planejamento tributário analisa uma série de pontos: as diferentes modalidades de tributos federais, estaduais e municipais, o volume de negócios, o porte da empresa e sua situação econômica. A partir daí, o contador responsável por planejar os impostos buscará as melhores formas de recolher menos tributos, reduzindo as despesas e evitando problemas fiscais.” – Leia mais sobre planejamento tributário AQUI.  
 
E com todas as possíveis alterações de datas e procedimentos que citamos anteriormente, esse planejamento se faz necessário, mais do que nunca. Isso irá garantir que você se programe e controle todo o fluxo financeiro do seu negócio, além de permitir que equilibre os esforços durante essa fase, para que ao final dela você tenha um respiro.
 
Além disso, vai permitir que você consiga manter em dia suas obrigações fiscais e tributárias. Já imaginou, além de todo o estresse vivido, sua empresa ainda sofrer autuações, penalidades e multa?. Essa é uma dor de cabeça que você pode evitar optando por um planejamento tributário agora. 
 
FAÇA O QUE TEM QUER SER FEITO
 
Momentos de crises exigem que sejamos assertivos, focados e decididos. De nada vai adiantar você obter as informações necessárias, saber as medidas que precisam ser adotadas e simplesmente cruzar os braços ou tapar os olhos. 
 
A informação é sua melhor aliada neste momento, mas junto com ela vem a ação. Por isso, invista em um assessoria contábil especializada para te guiar nesse caminho incerto. 
 
A Thaycon está mobilizada em todos os sentidos, para contribuir com o que tiver ao nosso alcance para tornar essa fase o mais tranquila possível. Nossos profissionais são especializados e qualificados para oferecer todo o suporte necessário que você e sua empresa precisam neste momento. Entre em contato conosco ainda hoje. É apenas uma fase, mas que precisa da nossa atenção. 
 
Fontes: Atracto; Jornal Contábil

Artigos

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Deixe sua mensagem!

Entraremos em contato o mais breve possível!

Simule seus gastos com a contabilidade de sua empresa de acordo com o perfil adequado.

Simulação

Simule seus gastos com a contabilidade de sua empresa
de acordo com o perfil adequado.

R$

Abra sua empresa!

Juntos trabalharemos pelo seu sucesso!

Migre sua empresa!

Tenha um escritório de contabilidade confiável ao seu lado!

Trabalhe Conosco

Faça parte da nossa equipe competente!

Anexar Currículo

Escolher Arquivo Nenhum arquivo selecionado

Dados Pessoais

Escolaridade

Cursos


Idiomas

Experiência Profissional

Pretensões